mineração

Mineração

Fotografia de mina de níquel a céu aberto

Grandes Máquinas Grandes Paisagens

Teste de Resistência

Fotografia na mineração é sim um senhor teste de resistência. Nesse caso, no interior de Goiás, num ambiente quase desértico de tão seco, foi uma aventura.

No que eu faço, a fotografia industrial, tem aqueles momentos de ápice de adrenalina quando você se sente pleno no que faz. A energia do momento alimenta a alma e desperta a criatividade e esse trabalho foi um deles pela magnitude.

Andar por cima de rochas, em meio a grandes máquinas em movimento e com os equipamentos todos protegidos contra poeira [ mesmo tendo proteção de fábrica ], totalmente vestido com EPIs exigidos para entrar no local que iam de capacete, máscara para poeira e, acredite, caneleiras contra cobras e aranhas. Foi verdadeiramente uma SENHORA aventura, desafiador.

Os Equipamentos Fotografados

Fotografia na mineração

A convite da Máquina Solo e Allu Group para fotografar e filmar as primeiras caçambas Multifuncionais no Brasil voltadas para mineração e nesse caso voltadas para extração de níquel por peneiramento de rochas de calcedônia.

Pude participar de todo o processo por se tratarem de  equipamentos novos e em fase de testes. Montagem, testes e primeiras operações produtivas.

Numa integração interessante entre mim e os técnicos, pude direcionar a posição das máquinas e quando deveriam ser operadas e pude posicionar as câmeras [ DSLRs e GoPro ] da forma como eu queria sem o medo de interferir [demais ] na produção/testes o que foi muito gratificante.

Como todo o ambiente era muito grande e os equipamentos em escala eram absurdos pra mim [ embora em mineração existam equipamentos ainda muito, muito absurdamente maiores ] usei Lentes grande angulares para poder captar o entorno em que estavam sendo operados.

Só não pude ter um objeto que projetasse essa escala, já que minhas réguas seriam humanas e seria perigoso colocar em ambiente externo com proximidade dos equipamentos em movimento.

De qualquer forma o resultado foi algo pra mim espetacular. Pelas cores, pelo céu absurdamente azul e limpo, em algumas fotos é possível ver a lua ao longe como se fosse uma sujeira na foto. Se prestar atenção vai conseguir identificar a meia lua parecendo a bandeira da Turquia num fundo azul. Uma pena que não pude fazer fotografia aérea na época.

Sou muito grato às empresas pelo convite e pela experiência.