porto de paranaguá | expansão do TCP e derrocagem
Portfolio
porto de paranaguá
obras de ampliação do Terminal de Containers de Paranaguá ( TCP )
fotografia em terra, mar e ar
O trabalho de fotografar as obras de expansão do TCP no Porto de Paranaguá se deram em duas etapas e em duas contratações diferentes.
Uma para registrar a expansão do pátio do TCP, aumentando a sua capacidade de recebimento de contamines e outra aumento do calado para recebimento de navios maiores em obra de derrocagem, operação complexa por exigir inclusive controle de impacto ambiental na fauna marinha.
Fotografar essas obras foi muito intenso e complexa requereu fotografar por terra, mar e ar.
Aumento do pátio de Containers do TCP
Andar no entorno dos equipamentos que eu precisava fotografar numa obra com parte off-shore e com toda estrutura do TCP em volta, como toda fotografia industrial, requer uma dose adicional de atenção e de preparo.
Subir e descer de plataformas instaladas no mar para cravação de estacas, se movimentar de uma plataforma para a outra uso de diversos tipos de embarcações, subindo em escadas com guarda-corpo puxando a mochila com os equipamentos e posicionando tripé e câmeras tomando cuidado com o curso de movimentação dos guindastes e demais equipamentos do entorno. Que epopeia, que movimentação.
Em uma mesma visita foi possível ver em prática o porquê das NRs 12 e 35 quando se fala em segurança nesses locais e a importância de se ter alguém nos acompanhando, mesmo tendo experiência.
Uma outra coisa incrível foi poder sobrevoar e fazer fotografia aérea de uma obra dessas. Ver de cima os equipamentos e pessoas em movimento também foi uma senhora experiência. Muitas nuances diferentes e um colorido todo especial que o lugar confere.
obra de derrocagem
aliada a uma lição de respeito a vida
A obra de ampliação da pátio do TCP aumentou o volume de navios que podem ser aportados e com isso a necessidade de aumentar a profundidade do canal de acesso ao porto por conter rochas no fundo gerando a necessidade de obras de derrocagem. Imaginem que surpresa eu ser contratado anos depois para fotografar esse processo a partir de uma outra empresa.
A convite da empresa OceanPact Geociências, empresa contratada para a obra de derrocagem o que incluía monitorar e cuidar da vida marinha do entorno da obra, fotografei todo o processo de preparações pré e pós desmonte das rochas e principalmente a tecnologia envolvida em afugentar a vida marinha do entorno para evitar acidentes. fotografia do processo de derrocagem e dos cuidados com a fauna do porto.
Uma verdadeira lição de tecnologias diversas aliadas ao respeito e cuidado com a vida marinha. Em muitas das situações, curiosos golfinhos apareciam para ver o que estava acontecendo. Novos termos, novos conhecimentos, novos rostos e uma miríade de histórias contadas e para contar em 2 projetos empolgantes e em épocas diferentes. Dias de contrastes climáticos que renderam muitas, muitas fotos incríveis e que me deu muito trabalho para escolher algumas para ilustrar esta página.
Fica aqui meu agradecimento e admiração por todos os profissionais que me acompanharam no processo e sobretudo às empresas Destaca engenharia, Máquina Solo e OceanPact.