fundações

Fundações

Fotografia de equipamentos para cravação de estacas

Bate-estacas

Intempéries fazem parte, e podem ser lindos

Fotografia de Obras de Fundações, principalmente em períodos de chuva, é quase sempre uma surpresa e até divertida.

Isso porque na preparação dos terrenos para construção, onde se encontram limpos, descampados, quando chove vira aquele lamaçal onde todo mundo vai embora vermelho de barro. Por melhor que seja a sua bota, capas, mochilas, sempre vai ter algum respingo no final.

Claro que por questões de segurança tudo para e todos ficam no aguardo. Esse é um momento seguro onde eu uso o tempo para caçar posições, olhar as máquinas paradas, o entorno e suas possibilidades visuais.

Sempre que possível procuro olhar antes a previsão do tempo e alinhar com os clientes os melhores dias de sol, ou pelo menos o intervalo entre sol e chuva. Mas mesmo esse tipo de evento acaba tendo seu charme e deixando suas marcas na fotografia. 

A sinfonia de bate-estacas

Fotografia de obras de fundações 

Essas fotos foram feitas em Itaguaí-RJ no que viria a ser hoje em dia uma unidade da FioCruz. Diversas empresas de fundações e geotecnia participaram dessa obra e eu pude estar lá a convite da Destaca Engenharia e Máquina Solo.

Diversos equipamentos de empresas diferentes em funcionamento. Foi muito curioso reparar nos barulhos sintonizados dos bate estacas, a grande movimentação de grandes máquinas pra cima e pra baixo cravando toneladas de ferro no chão.

Devido às vibrações no solo causadas pelas pancadas dos equipamentos, foi necessária uma atenção maior na hora de tirar as fotos. Há um fenômeno engraçado no equipamento fotográfico que distorce a imagem com as vibrações do solo.

Uma aula prática de engenharia mecânica e desenvolvimento tecnológico brasileiro, eu pude acompanhar o desenvolvimento e aplicação solicitado por cliente, desenvolvido por especialistas e distribuído comercialmente por gente séria. Marcas como Destaca, Dieseko, Junttan, Máquina Solo e Rhinus juntas e antenadas.