usina sucroalcooleira

Usina Sucroalcooleira

Álcool, açúcar e energia

Do campo até a Usina

A IMPRESSIONANTE ARTE DA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA

Fotografar a produção de usina sucroalcooleira é uma verdadeira viagem em si só. A complexibilidade de acompanhar os cuidados no universo Agro até a colheita e início da produção industrial para produção de açúcar, álcool e energia elétrica. Aproveitamento total.

No final parte do bagaço ainda pode ser usado para compostagem. Aquelas pilhas e pilhas de bagaço saídas do processo final do beneficiamento da cana-de- açúcar, a torta de filtro, além de ser usada para produção de energia elétrica pode ser também utilizada em processo de compostagem virando adubo orgânico.

Fotografar esse processo me trouxe uma boa experiência sobre a movimentação no interior de usinas, as áreas de produção e cuidados internos.

Sem contar as muitas andanças passando por paisagens de tirar o fôlego e a hospitalidade do povo mineiro.

Diferentes Áreas Produtivas

Agro fotografia de usina sucroalcooleira

Algumas fotos deste álbum foram produzidas em cooperação com uma equipe belga da agência TBWA que vieram para produzir um vídeo para uma financeira belga, foi uma das experiências mais intensas que já tive em campo.

Passamos 5 dias juntos filmando e fotografando o processo de produção da Usina Santo Ângelo com o foco final no compostador, em ação.  

Aquelas pilhas e pilhas de bagaço saídas do processo final do processamento da cana-de- açúcar, a torta de filtro, além de ser usada para produção de energia elétrica pode ser também utilizada em processo de compostagem se tornando em adubo.

Num período do ano em que o tempo oscilava entre chuva e sol, deslocamentos diários pela propriedade, pela usina e seu universo e trabalhando em conjunto com uma equipe internacional me rendeu uma experiência incrível e muita história pra contar.

Contratado pela Máquina Solo juntamente com a belga Menart, toda fotografia e filmagem feita por mim foram usadas para promover o produto em território nacional.

O compostador da marca belga Menart, vendido no Brasil pela empresa Máquina Solo, é amplamente difundido em empresas brasileiras produtoras de composto orgânico ou até mesmo ETE em aproveitamento de lodos.

Junto neste álbum tenho algumas fotos da produção de derivados do açúcar da empresa Centrosucar em Pirassununga-SP. Uma continuidade da produção de açúcar beneficiando para uso em indústrias alimentícias.